Notícias de saúde

Pandemia: mulheres perderam mais empregos do que homens

28 de julho de 2021 (Bibliomed). Um estudo realizado pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, a pandemia levou a um maior aumento do desemprego entre mulheres do que entre os homens. De acordo com dados do National Women's Law Center, isso se deve especialmente ao fechamento de creches durante as pandemias.

Dados mostraram que, nos dez primeiros meses da pandemia, mais de 2,3 milhões de mulheres deixaram a força e trabalho nos EUA. Entre os homens, esse número ficou em pouco menos de 1,8 milhão.

Isso ocorreu, em parte, porque muitas perdas de empregos ocorreram em setores em que as mulheres representam grande parte da força de trabalho. Além disso, as mães que trabalham - mais do que os pais - enfrentam a dificuldade de ter que lidar com os filhos em casa, uma vez que escolas e creches estavam fechadas.

Os resultados são baseados em dados de uma pesquisa mensal sobre a força de trabalho. Incluiu quase 49.000 adultos nos EUA, incluindo mais de 13.000 de estados onde as creches foram fechadas em abril de 2020.

O emprego entre homens e mulheres em todos os estados caiu drasticamente em abril de 2020, mas as mulheres em estados com fechamentos de creches tiveram a queda mais acentuada. A probabilidade de as mulheres estarem empregadas durante o período de fechamento foi 2,6 pontos percentuais menor, em comparação com os homens.

Fonte: JAMA Health Forum. DOI: 10.1001/jamahealthforum.2021.1297.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários