Notícias de saúde

Qual a prevalência do uso da maconha entre pessoas com câncer?

21 de julho de 2021 (Bibliomed). Dado a um importante papel dos pacientes portadores de câncer na defesa do acesso legal à maconha (cannabis), pesquisadores procuraram averiguar as correlações entre o câncer e o uso de cannabis ou crenças relacionadas com a cannabis. No estudo, publicado na revista Cancer, foram usados dados representativos nacionalmente obtidos pela Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde de 2015 a 2019.

Foram avaliados dados de um total de 214.505 adultos, incluindo 4.741 indivíduos (3,8%) com diagnóstico de câncer anterior (mais de 1 ano atrás) e 1.518 indivíduos (1,2%) com diagnóstico de câncer recente (menos de 1 ano atrás).

Nos resultados, os indivíduos com diagnóstico de câncer passado ou recente relataram o uso de cannabis com menos frequência do que aqueles sem histórico de câncer. O uso passado e/ou recente de cannabis foi geralmente mais frequente entre os pacientes mais jovens, se eles tivessem sido diagnosticados com câncer, mas não em indivíduos mais velhos.

O estudo concluiu que as crenças sobre o risco e acessibilidade da cannabis diferem por idade. Assim, os pesquisadores recomendam levar em consideração a idade do paciente em ensaios clínicos para estudar a cannabis e fornecer informações precisas sobre o seu uso, para ajudar os pacientes com câncer a tomar decisões sobre a utilização desta droga como medicamento.

Fonte: Cancer. DOI: 10.1002/cncr.33646.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários