Notícias de saúde

Alterações do sono em diabéticos aumenta o risco de mortalidade

21 de julho de 2021 (Bibliomed). As doenças não transmissíveis, incluindo o diabetes, são parcialmente responsáveis pela diminuição das melhorias na expectativa de vida em muitos países. O diabetes também está associado aos distúrbios do sono. O objetivo de um novo estudo publicado na revista Journal of Sleep Research foi determinar se os distúrbios do sono, particularmente em pessoas com diabetes, estavam associados ao aumento do risco de mortalidade.

Os autores analisaram dados existentes de quase meio milhão de participantes de meia-idade no UK Biobank Study. Para o conhecimento dos pesquisadores, é o primeiro estudo a examinar o efeito da combinação de insônia e diabetes sobre o risco de mortalidade. Os participantes tinham predominantemente diabetes tipo 2.

A exposição primária foram os distúrbios do sono, avaliados por meio da pergunta: Você tem dificuldade para adormecer à noite ou acorda no meio da noite? O desfecho primário foi a mortalidade.

Em modelos ajustados para idade e sexo, os distúrbios do sono frequentes foram associados a um risco aumentado de mortalidade por todas as causas (razão de risco [HR], 1,31), que permaneceu significativo em modelo totalmente ajustado. A presença de diabetes e distúrbios frequentes do sono foi associada a um maior risco de mortalidade por todas as causas do que qualquer uma das condições isoladamente.

O estudo concluiu que o risco de mortalidade foi maior em pessoas com diabetes e distúrbios frequentes do sono. As queixas de dificuldade em adormecer ou manter o sono merecem atenção dos médicos.

Fonte: Journal of Sleep Research. DOI: 10.1111/jsr.13392.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários