Notícias de saúde

Estudo indica medicamentos não opioides para enxaqueca

19 de julho de 2021 (Bibliomed). Todos os tratamentos disponíveis para enxaqueca melhoram a dor e a função entre pessoas com dores de cabeça debilitantes, mas os opioides não estão entre eles, revelou uma análise da Clínica Mayo, nos Estados Unidos.

Os medicamentos eficazes incluíram triptano, como Axert, anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e paracetamol. Algumas terapias de estimulação nervosa também são eficazes.

Segundo os pesquisadores, a evidência que apoia o uso de analgésicos à base de opioides para tratar a enxaqueca é, no entanto, fraca. Sua falta de eficácia, combinada com potenciais efeitos colaterais e risco de vício, torna a utilidade questionável. Ainda assim, muitos pacientes não estão aproveitando os tratamentos que funcionam, disse um dos pesquisadores.

Para esta análise, os pesquisadores compilaram dados para mais de 100 revisões e ensaios clínicos que, coletivamente, incluíram cerca de 30.000 participantes com enxaqueca. Os estudos incluídos compararam vários tratamentos: almotriptano, comercializado como Axert; frovatriptano, comercializado como Frova; sumatriptano; e zolmitriptano, comercializado como Zomig; versus um placebo, ou terapia "simulada" que não oferece nenhum benefício clínico.

Os dados mostraram que as pessoas com enxaqueca que usaram esses medicamentos no início de um ataque tiveram até três vezes mais probabilidade de ficar sem dor em duas horas e obter alívio sustentado da dor em um dia em comparação com aqueles que tomaram um placebo.

Aqueles que usaram medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), aspirina, diclofenaco ou ibuprofeno, incluindo Advil e Motrin, tiveram até duas vezes mais chances de ficar sem dor em duas horas e obter alívio sustentado da dor em um dia em comparação com aqueles que tomou um placebo.

Pessoas em tratamento combinado com sumatriptano e o AINEs naproxeno, que é comercializado como Aleve, tiveram até quatro vezes mais probabilidade de ficar sem dor em duas horas e obter alívio sustentado da dor em um dia em comparação com aqueles que tomaram um placebo.

Aqueles que tomaram rimegepant, que é comercializado como Nurtec, ou ubrogepant, que é comercializado como Ubrelvy, também tiveram alívio da dor em duas horas, bem como alívio da dor sustentado, assim como aqueles que tomaram lasmiditan, comercializado como Reyvow.

Dispositivos de estimulação nervosa, que são projetados para fornecer pequenos pulsos elétricos à área afetada do cérebro no início de um ataque, também eram duas vezes mais prováveis ??que os placebos de produzirem alívio sustentado da dor.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2021.7939.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários