Notícias de saúde

Acesso a medicamentos contra vício de opioides é cada vez mais difícil

14 de setembro de 2022 (Bibliomed). O número de mortes por overdose de drogas nos Estados Unidos vem crescendo de forma alarmante, e, neste contexto, um novo estudo indica que aproximadamente 90% das pessoas que sofrem com transtorno por uso de opioides não têm acesso aos medicamentos para o tratamento.

Realizado na Universidade de Nova York, nos EUA, o estudo utilizou dois bancos de dados, incluindo um que rastreia medicamentos para transtorno por uso de opioides dispensados por clínicas de metadona licenciadas; e um segundo banco de dados usando declarações de farmácias ambulatoriais, rastreamento de prescrições preenchidas para buprenorfina e naltrexona de liberação prolongada, que podem ser prescritas no consultório médico.

Nos Estados Unidos, mais de 70% dos programas de tratamento residencial não oferecem medicamentos para transtorno por uso de opioides. Entre 2010 e 2019, a utilização de metadona, disponível apenas por meio de programas de tratamento com opioides, aumentou 39% nos Estados Unidos. Contudo, houve um aumento de 222% na utilização de buprenorfina, que pode ser prescrita em consultórios.

De acordo com os pesquisadores, mesmo em estados que têm a menor diferença entre pessoas com transtorno por uso de opioides e aqueles que recebem tratamento para isso, pelo menos 50% das pessoas que poderiam se beneficiar de medicamentos ainda não os estão recebendo. Segundo eles, essas descobertas destacam a necessidade urgente de remover as barreiras para levar esses medicamentos às pessoas que precisam deles.

Para os autores, os profissionais de saúde, bem como os reguladores, têm sido "resistentes à mudança", o que decorrer parcialmente do estigma em torno do vício e dos medicamentos para tratar o vício, especialmente por medo de desvio de metadona e buprenorfina, o que torna o acesso a esses medicamentos ainda mais difíceis.

Fonte: International Journal of Drug Policy. DOI: 10.1016/j.drugpo.2022.103786.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários