Notícias de saúde

Combinação de dois medicamentos poderia ser capaz de tratar a COVID-19

15 de julho de 2021 (Bibliomed). A COVID-19 continua a infectar milhões de pessoas em todo o mundo, causando um número desproporcional de mortes.

Embora várias vacinas tenham sido disponibilizadas recentemente, proporcionando avanços significativos na prevenção da COVID-19, o que dizer do tratamento de quem já tem a infecção? Diante dessa necessidade, uma equipe de pesquisadores sediada no Japão, Estados Unidos e Reino Unido lançou um projeto para desenvolver uma terapêutica eficaz. Seu objetivo é claro e simples: encontrar uma cura para a COVID-19.

Para atingir esse objetivo, os pesquisadores primeiro estabeleceram um sistema experimental de triagem de drogas que podem ajudar a controlar infecções. Este sistema usava um tipo de células chamadas células VeroE6/TMPRSS2, que foram manipuladas para serem infectadas com eficiência e produzir SARS-CoV-2.

Para determinar se um medicamento de interesse poderia ajudar a combater a infecção por SARS-CoV-2, simplesmente se expunham as células VeroE6/TMPRSS2 ao medicamento e ao SARS-CoV-2 e, em seguida, observar se a presença do medicamento servia para impedir o vírus esforços para infectar células.

Os pesquisadores usaram esse sistema experimental para rastrear um painel de medicamentos já aprovados para uso clínico, incluindo medicamentos como remdesivir e cloroquina que já foram aprovados ou estão sendo testados como tratamentos para COVID-19. Em um resultado surpreendente, os pesquisadores descobriram dois medicamentos que fornecem supressão eficaz de SARS-CoV-2: cefarantina, que é usada para tratar a inflamação, e nelfinavir, que é aprovado para o tratamento da infecção pelo HIV.

A cefarantina inibiu a entrada do vírus nas células, impedindo o vírus de se ligar a uma proteína na membrana celular, que ele usa como porta de entrada. Em contraste, o nelfinavir funcionou para evitar que o vírus se replicasse no interior da célula, inibindo uma proteína da qual o vírus depende para a replicação. Dado que esses medicamentos têm mecanismos antivirais distintos, o uso de ambos juntos pode ser especialmente eficaz para os pacientes, com modelos computacionais prevendo que a terapia combinada de cefarantina/nelfinavir pode acelerar a eliminação do SARS-CoV-2 dos pulmões de um paciente em apenas 4,9 dias.

Esses achados justificam pesquisas adicionais sobre o potencial clínico da terapia com cefarantina/nelfinavir, e somente após isso pode-se dizer com certeza que o uso combinado destes medicamentos é útil, fornecer aos médicos e pacientes uma nova opção de tratamento muito necessária na atual pandemia.

Fonte: IScience. Volume 24. Issue 4. 102367.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários