Notícias de saúde

São necessárias todas as doses de vacina COVID-19 para imunização completa

13 de julho de 2021 (Bibliomed). Duas vacinas de mRNA contra COVID-19 se mostraram seguras e eficazes em ensaios clínicos, bem como nos milhões de pessoas que foram vacinadas até agora. Mas não se sabe exatamente como a infecção prévia por SARS-CoV-2 afeta a resposta à vacina e por quanto tempo essa resposta dura. Agora, um novo estudo apoia evidências crescentes de que as pessoas que tiveram COVID-19 precisam de apenas uma dose de vacina e que reforços podem ser necessários para todos no futuro.

Em ensaios clínicos, as vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna COVID-19 foram cerca de 95% eficazes na proteção contra infecções sintomáticas. Ambas as vacinas de mRNA acionam o sistema imunológico para produzir anticorpos contra o domínio de ligação ao receptor da proteína spike (pico) SARS-CoV-2 (RBD), e duas doses são necessárias para fornecer imunidade em pessoas que não tiveram COVID-19 anteriormente. No entanto, os ensaios clínicos incluíram muito poucas pessoas que já haviam se recuperado da doença, de modo que a resposta imunológica desses indivíduos é menos conhecida. Além disso, o curso de tempo de desenvolvimento de anticorpos em ambos os grupos, e por quanto tempo os anticorpos neutralizantes de vírus persistem, não foram bem caracterizados. Portanto, pesquisadores quiseram comparar os níveis de anticorpos, qualidade e persistência após uma e duas doses de vacina de mRNA em pessoas com ou sem infecção prévia de SARS-CoV-2.

Os pesquisadores usaram um ensaio imunoenzimático (ELISA) para medir os anticorpos contra o RBD em pessoas que receberam a vacina Pfizer-BioNTech ou Moderna, e em pessoas não vacinadas logo após casos leves ou graves de COVID-19. Nos 28 participantes sem infecção anterior, uma dose de qualquer vacina desencadeou níveis de anticorpos semelhantes aos observados após infecções leves por COVID-19, enquanto duas doses foram necessárias para obter anticorpos anti-RBD próximos aos observados após casos graves. Em contraste, em 36 participantes que tiveram COVID-19 antes da vacinação, a primeira dose produziu uma resposta de anticorpos vigorosa semelhante à infecção natural grave, mas a segunda dose não forneceu aumento adicional nos níveis de anticorpos. A qualidade dos anticorpos, indicada por sua capacidade de neutralizar a proteína spike SARS-CoV-2 e sua potência, seguiu padrões semelhantes. Após a segunda dose da vacina, os níveis de anticorpos diminuíram em ambos os grupos comparativamente à infecção natural, resultando em uma perda média de 90% em 85 dias. Os anticorpos da vacinação diminuem com cinética muito semelhante à observada após infecção natural leve.

Assim, embora mais pesquisas sobre as respostas das células T às vacinas sejam necessárias, este resultado sugere que as vacinações de reforço provavelmente serão necessárias para todos, dizem os pesquisadores.

Fonte: ACS Nano 2021. DOI: 10.1021/acsnano.1c03972.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários