Notícias de saúde

Quais são as barreiras para se vacinar 100% da população?

01 de julho de 2021 (Bibliomed). A pandemia COVID-19 criou um imenso desafio: vacinar 100% das populações.

Vacinar 100% da população de um país é um desafio que exige capacidade, oportunidade e motivação. Vacinar totalmente todos os adultos exigirá uma grande etapa final. Para que seja bem-sucedido, os responsáveis ??pela implantação da vacina precisam garantir que o público seja suficientemente capaz, tenha oportunidade suficiente e esteja suficientemente motivado para tomar a vacina.

Capacidade significa ter o conhecimento e as habilidades para tomar a vacina. Por exemplo, algumas pessoas podem não ter informações suficientes para convencê-las de que a vacina é segura. Eles podem não saber quando, onde e como obter a vacina. Ou eles podem não ser capazes de fazer planos para receber a vacina.

Oportunidade é ter as condições necessárias para tomar a vacina. Por exemplo, alguém pode não ter o incentivo ou apoio social da família e amigos. Ou a vacina pode não estar disponível em sua região, então eles não têm a oportunidade de ser imunizados.

A motivação é ter o desejo de receber a vacina. Por exemplo, algumas pessoas podem não acreditar que a vacina as protegerá do COVID-19 ou podem não ser capazes de superar o medo de agulhas.

Pesquisadores no Reino Unido revisaram recentemente as evidências sobre o que funciona para encorajar as pessoas a tomar a vacinação em pandemias e epidemias. Eles descobriram que o foco das intervenções anteriores estava principalmente na mudança de capacidade (explicando por que as vacinas são seguras e corrigindo mal-entendidos) e na motivação (falando às pessoas sobre os benefícios da vacinação). Havia poucas intervenções que pareciam abordar as oportunidades.

As pessoas diferem em suas capacidades, oportunidades e motivações, portanto, as etapas para aumentar a aplicação da vacinação precisam ter como alvo a barreira apropriada. Por exemplo, não é útil contar às pessoas sobre os resultados positivos da vacinação COVID-19 se a vacinação não estiver disponível para elas. Seria irresponsável aumentar o medo das pessoas, contando-lhes sobre os riscos para a saúde de não vacinar, mas não garantir que elas possam chegar facilmente aos centros de vacinação em um momento que seja conveniente para elas.

Uma nova pesquisa serviu de base para uma orientação, escrita pela British Psychological Society, a ser considerada por pessoas da saúde pública ao tentar fazer com que as pessoas recebam a vacina. A pesquisa reconheceu que a capacidade, oportunidade e motivação das pessoas para tomar a vacina diferiam devido a fatores que muitas vezes estão fora do controle das pessoas.

Os especialistas em saúde pública precisam abordar todas essas barreiras para garantir que as pessoas possam receber a vacina para que todos possamos estar protegidos do COVID-19 e voltar à vida normal.

Fonte: The Conversation. University of Manchester.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários