Notícias de saúde

Cortar glúten não beneficia o cérebro de pessoas não celíacas

24 de junho de 2021 (Bibliomed). Consumir grandes quantidades da proteína glúten - encontrada em grãos de cereais comumente consumidos - não aumenta o risco de declínio cognitivo em mulheres sem doença celíaca, descobriu um estudo realizado pela Harvard Medical School, nos Estados Unidos.

Mulheres na faixa dos 50 e 60 anos com os níveis mais altos de ingestão de glúten continuaram a ter um bom desempenho nas medidas padrão da função cognitiva. Suas pontuações em testes cognitivos foram semelhantes às de mulheres cujas dietas continham menores quantidades de glúten.

Em pessoas com doença celíaca, o glúten causa danos ao intestino delgado, tornando os alimentos que o contêm de difícil digestão, desencadeando uma resposta imunológica grave que tem sido associada a vários sintomas neuropsiquiátricos, incluindo deficiência cognitiva, depressão e ansiedade. No entanto, não está claro se a proteína causa a mesma resposta em pessoas sem doença celíaca.

Para este estudo, os pesquisadores avaliaram a ingestão diária de glúten de quase 13.500 mulheres na faixa dos 50 e 60 anos que não tinham histórico de doença celíaca ou seus sintomas. Eles acompanharam a ingestão de glúten dos participantes do estudo ao longo de 25 anos e testaram sua função cognitiva no final desse período. Então, os autores compararam as pontuações dos testes de função cognitiva para mulheres com os níveis mais altos de ingestão de glúten em suas dietas com aquelas com os mais baixos.

A ingestão de glúten a longo prazo não foi associada aos escores cognitivos em mulheres de meia-idade sem doença celíaca. Segundo os autores, pessoas sem histórico de doença celíaca não devem modificar sua ingestão de glúten sob a crença de que isso irá de alguma forma prevenir o declínio cognitivo, uma vez que as evidências simplesmente não existem para apoiar a modificação da dieta de alguém para esse propósito.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.13020.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários