Notícias de saúde

OMS criará centro de vacinas COVID-19 na África do Sul

22 de junho de 2021 (Bibliomed). A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira (21/06) que está estabelecendo um centro na África do Sul onde fabricantes de países de baixa e média renda podem obter o conhecimento e as licenças necessárias para produzir suas próprias vacinas contra o coronavírus.

Desde o começo da imunização em escala global, a OMS vem alertando contra o acesso desigual às vacinas, com as nações mais ricas buscando vacinar toda a sua população e os países de baixa renda não tendo acesso a doses necessárias nem para os grupos prioritários.

Em meados de abril, devido à necessidade urgente de vacinas nas nações mais pobres, particularmente na África, a OMS lançou uma convocação para ver o interesse em estabelecer um centro de transferência para a tecnologia da vacina de mRNA, que é usada na criação de alguns dos coronavírus, a fim de fabricar suas próprias vacinas COVID-19.

Na segunda-feira, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou durante uma coletiva de imprensa que a OMS está em em negociações com um consórcio de empresas e instituições para estabelecer um centro de transferência de tecnologia na África do Sul, explicando que a OMS vai liderar o esforço estabelecendo os critérios para transferência de tecnologia, avaliando aplicações e desenvolvendo padrões e provando suporte e treinamento.

Ghebreyesus disse que a OMS recebeu mais de 50 propostas de seu pedido de abril daqueles que desejam participar desses centros de treinamento - metade de empresas e instituições que desejam a tecnologia mRNRA e a outra metade daqueles com o conhecimento.

Fonte: United Press International. June 21, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários