Notícias de saúde

Alguns medicamentos podem afetar efeito da vacina para COVID-19

22 de junho de 2021 (Bibliomed). Alguns indivíduos podem estar em uso de medicamentos que causam prejuízos em seus sistemas de defesa do organismo, e com isso terem uma resposta diminuída às vacinas COVID-19. Evidências crescentes sugerem que os medicamentos imunossupressores podem reduzir a eficácia das vacinas COVID, aumentando o risco dos pacientes de doenças graves e hospitalização se forem infectados.

Um novo estudo americano indicou que, ao analisar dados de mais de 3 milhões de adultos com menos de 65 anos, quase 3% deles usam medicamentos imunossupressores, os quais diminuem as defesas do organismo. Isso inclui medicamentos de quimioterapia e esteroides, tais como a prednisona e a betametasona.

Os indivíduos avaliados na pesquisa, dois terços tomaram um esteroide oral pelo menos uma vez e mais de 40% tomaram esteroides por mais de 30 dias no decorrer de um ano, de acordo com descobertas publicadas em 20 de maio na revista eletrônica JAMA Network Open.

O novo estudo ocorre em um momento em que os médicos estão começando a perceber que as pessoas que tomam imunossupressores podem ter uma resposta mais lenta e fraca à vacinação COVID-19 e, em alguns casos, nenhuma resposta.

Os pesquisadores estão investigando várias estratégias para abordagem deste tipo de situação, incluindo a suspensão temporária do uso de medicamentos imunossupressores na época da vacinação com COVID-19 e a aplicação de uma injeção de "reforço" extra (3a dose).

De qualquer modo, mais pesquisas são necessárias futuramente para avaliar a resposta à vacina COVID-19 nesses pacientes.

FONTE: Michigan Medicine-University of Michigan, Press Release. May, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários