Notícias de saúde

Pacientes COVID-19 entubados podem desenvolver lesões na traqueia

07 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Pacientes com COVID-19 que precisam de suporte respiratório podem sofrer lesões na traqueia. É o que mostra estudo realizado na Itália que encontrou uma alta taxa de lesões entre os pacientes COVID-19 tratados no início da pandemia. Dos 30 que passaram pelo menos duas semanas em um ventilador, quase metade sofreu ferimentos na traqueia, o que geralmente é raro.

Especialistas disseram que não está claro o quão comum as lesões podem ter sido em outros hospitais no início da pandemia. E os riscos podem ser diferentes agora, pois os médicos aprenderam mais sobre como tratar COVID-19.

Realizado no Azienda Ospedaliero-Universitaria Pisana, em Pisa, o estudo envolveu 30 pacientes que estiveram por duas semanas com auxílio de um vetilador mecânico e os compararam com 45 pacientes que usaram ventilador mecânico por um tempo similar no ano anterior, ou seja, pacientes sem COVID-19. Os resultados mostraram que enquanto 47% dos pacientes no grupo COVID-19 apresentaram lesões na traqueia, apenas 2% dos pacientes do grupo sem COVID-19 tiveram o problema.

Os médicos italianos especulam sobre algumas possíveis razões para as lesões traqueais. Por um lado, todos os seus pacientes com COVID-19 receberam drogas corticosteroides antiinflamatórias, em altas doses, o que pode ter relação com as lesões, uma vez que os medicamentos suprimem o sistema imunológico, o que pode impedir a cura de qualquer ruptura de tecido causada pelo tubo de ventilação.

Segundo eles, também é possível que colocar os pacientes do ventilador em decúbito ventral (de bruços) tenha contribuído. Durante a pandemia, os médicos descobriram que os pacientes hospitalizados com COVID-19 podem obter mais oxigênio se passarem algum tempo na posição prona. Mas manobrar pacientes com ventilador nesta posição pode contribuir para lesões traqueais, especulou a equipe, que ressalta que não estão sugerindo o abandono da posição prona, uma vez que ela parece benéfica.

Em vez disso, os pesquisadores sugerem que o risco de lesões traqueais pode ser mitigado com o monitoramento da pressão no tubo do ventilador, ajustando-o para que não fique continuamente no mesmo lugar.

Ventiladores mecânicos fornecem ar potencialmente salvador para pacientes que não conseguem respirar por conta própria, por meio de um tubo inserido na traqueia. Mas esse tubo, às vezes, pode colocar muita pressão no tecido traqueal, levando a grandes lesões ou mesmo fístulas - conexões anormais de tecido entre a traqueia e o esôfago - o tubo que leva água e comida da boca ao estômago.

Fonte: JAMA Otolaryngology Head & Neck Surgery. DOI: 10.1001/jamaoto.2020.4148.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários