Notícias de saúde

Vacina da Johnson & Johnson protege contra variantes da COVID-19

11 de junho de 2021 (Bibliomed). A vacina para COVID-19 da Johnson & Johnson é capaz de ativar algumas respostas imunológicas contra várias variantes do coronavírus, de acordo com um estudo realizado na Harvard University, nos Estados Unidos.

Os resultados do grande estudo de Fase 3 mostraram a atividade das respostas imunes entre 20 indivíduos vacinados contra COVID-19 e quatro variantes. De acordo com a pesquisa, a vacina de dose única levou os pacientes a produzirem anticorpos neutralizantes de vírus e células T, que muitas vezes são considerados os soldados do sistema imunológico.

Voluntários no Brasil e na África do Sul, onde variantes do coronavírus têm amplamente circulado, produziram cinco vezes menos anticorpos neutralizantes do que aqueles enfrentados com a cepa COVID-19 original, mas eles produziram quase o mesmo número de anticorpos de outros tipos, incluindo células T, e estavam bem protegidos contra as variantes.

A análise diz que a vacina protegeu contra COVID-19 grave e crítico em 86% dos receptores nos Estados Unidos, 88% no Brasil e 82% na África do Sul. Para os pesquisadores, essas descobertas têm implicações para a proteção da vacina contra as variantes de preocupação do SARS-CoV-2. Eles destacam que o estudo mostra que ela protege populações em todo o mundo contra COVID-19 grave, independentemente da variante.

Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s41586-021-03681-2.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários