Notícias de saúde

Dormir bem é fundamental para o sistema imunológico

01 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Se você quiser ficar bem, certifique-se de dormir o suficiente. Essa é a conclusão de um novo estudo que descobriu que um bom sono ajuda a regular um componente-chave do sistema imunológico do corpo.

Pesquisadores da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, nos Estados Unidos, estudaram o impacto do sono em um ensaio clínico com 14 adultos. Cada participante foi designado para dormir 7,5 horas por noite durante seis semanas ou dormir cerca de seis horas por noite. Em seguida, eles tiveram seis semanas de um período de "lavagem", em que dormiram a quantidade normal antes de serem designados para o horário oposto por mais seis semanas.

Os autores coletaram amostras de sangue da manhã e da tarde na quinta e sexta semanas de ambas as partes do estudo. Eles descobriram que quando os participantes não dormiam o suficiente, eles tinham níveis mais altos de monócitos circulantes à tarde, números mais altos de células-tronco imunes no sangue e evidências de ativação imune. Essa maior produção de células imunes pode acelerar o desenvolvimento de uma condição relacionada à idade conhecida como hematopoiese clonal, que por sua vez está ligada a um risco aumentado de doença cardiovascular.

Os pesquisadores explicam que estabelecer padrões de sono saudáveis no início da vida é importante, pois pode reduzir a gravidade das condições inflamatórias, como a sepse. Uma noite de sono adequada para a maioria dos adultos é de sete a oito horas de sono ininterrupto a cada noite. Os adultos mais velhos precisam de cerca de sete a nove horas. Crianças de 11 a 17 anos devem ter cerca de oito a 10 horas por noite.

Fonte: Journal of Experimental Medicine. DOI: 10.1084/jem.20220081.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários