Notícias de saúde

Negros foram mais afetados pela pandemia do que brancos

13 de maio de 2021 (Bibliomed). Pessoas negras foram mais profundamente afetadas do que as brancas pela pandemia de COVID-19, é o que mostra estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Desde o início da pandemia COVID-19 em março de 2020, os estados em todo o país instituíram vários níveis de restrições destinadas a limitar a propagação do vírus. Essas medidas incluíram o fechamento de escolas e empresas, bem como a limitação da capacidade em locais como restaurantes e outros espaços públicos. Embora a pandemia e essas abordagens de controle de infecção tenham afetado praticamente todas as pessoas em todo o país, as pessoas em certas áreas que já viviam na pobreza foram mais afetadas.

Estudos anteriores já haviam mostrado que comunidades negras e hispânicas nos EUA tinham maiores taxas de infecção e morte por COVID-19 quando comparados às comunidades brancas. O estudo atual mostrou que também as medidas de bloqueio destinadas a conter o vírus, afetaram mais essas comunidades do que as comunidades brancas. Os homens negros de baixa renda tinham cerca de três vezes mais probabilidade do que os brancos de alta renda de sofrer "insuficiência alimentar" e desemprego como resultado da pandemia e bloqueios relacionados, mostraram os dados.

Da mesma forma, as mulheres negras de baixa renda tinham um risco 90% maior do que os homens brancos de alta renda de problemas de saúde mental causados ??pela pandemia e medidas de controle de infecção.

Além disso, à medida que os estados fortaleceram as restrições para ficar em casa e fecharam empresas e escolas para limitar a propagação do vírus, o risco de insuficiência alimentar e desemprego aumentou, especialmente para pessoas de cor e pessoas com baixa renda familiar.

Para cada 10% de redução na mobilidade causada por medidas de bloqueio, o risco de insuficiência alimentar - "às vezes ou muitas vezes não ter comida suficiente para comer nos últimos sete dias" - aumentou 30%, enquanto o risco de desemprego aumentou 10 %.

Os resultados são baseados em pesquisas de quase 1,1 milhão de adultos de 18 a 88 anos nos Estados Unidos, dos quais 63% eram brancos, 13% eram negros, 15% eram hispânicos e 6% eram asiáticos.

Entre os entrevistados, 30% dos adultos negros e 28% dos adultos hispânicos relataram insuficiência alimentar relacionada à pandemia, enquanto 20% dos adultos asiáticos e 19% dos adultos brancos o fizeram. A perda de emprego relacionada à pandemia foi relatada por 23% dos entrevistados negros e hispânicos, em comparação com 16% dos entrevistados brancos. Cerca de 20% dos entrevistados negros e hispânicos relataram problemas de saúde mental causados ??pela pandemia, em comparação com 17% dos entrevistados brancos.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.7373.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários