Notícias de saúde

Doença na gengiva está associada ao risco de hipertensão arterial

05 de maio de 2021 (Bibliomed). Um novo estudo da University College London Eastman Dental Institute, no Reino Unido, descobriu que doenças gengivais graves podem tornar uma pessoa saudável significativamente mais propensa a desenvolver pressão alta. A periodontite é uma infecção de tecido que também pode levar a inflamação e osso ou dente perda.

Os pesquisadores estudaram 250 adultos saudáveis ??com periodontite grave e 250 adultos saudáveis ??sem a doença gengival. A idade média deles era de 35 anos, o que significa que metade eram mais velhos, metade mais jovens.

Os participantes com doença gengival eram duas vezes mais propensos a ter pressão arterial sistólica elevada (140 mm Hg ou mais) do que aqueles com gengivas saudáveis, 14% e 7%, respectivamente.

O nível sistólico - o número mais alto em uma leitura de pressão arterial - é a quantidade de pressão que seu sangue está exercendo sobre os vasos sanguíneos enquanto se move pelo corpo.

Embora apenas uma associação e não uma relação de causa e efeito tenha sido estabelecida, as descobertas sugerem que cerca de 50% dos adultos podem ter hipertensão não detectada devido a doença gengival.

Os pesquisadores disseram que prevenir e tratar doenças gengivais pode ser uma maneira econômica de reduzir a inflamação sistêmica e melhorar a função do endotélio, o revestimento fino dentro do coração e dos vasos sanguíneos.

Fonte: Hypertension. DOI: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.120.16790.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários