Notícias de saúde

O que é melhor para evitar hipertensão: café ou chá verde?

21 de junho de 2023 (Bibliomed). O consumo de café pode reduzir o risco de hipertensão incidente e mortalidade entre a população em geral, porém pode levar a um aumento de curto prazo na pressão arterial (PA) entre pessoas previamente hipertensas.

Em um novo estudo experimental publicado no Journal of the American Heart Association, pesquisadores compararam os efeitos agudos da administração oral de cafeína na pressão arterial entre 182 homens divididos em 5 grupos de risco para hipertensão. A resposta aguda mais substancial da elevação da PA à ingestão de cafeína foi observada entre os grupos de pacientes hipertensos previamente diagnosticados, seguido pelo estágio 1 (pressão arterial sistólica [PAS] 140–159mmHg ou pressão arterial diastólica [PAD] 90–99mmHg) e grupos de tendencia de PA normal/ levemente elevada normais (PAS 130–139mmHg ou PAD 85–89mmHg) e depois por grupos normais (PAS 120–129mmHg ou PAD 80–85mmHg) e grupos ótimos (PAS <120mmHg e PAD <80mmHg ). Como um aumento agudo da PA pode aumentar o risco individual de doença cardiovascular (DCV), esses resultados podem sugerir que o efeito preventivo do consumo de café com cafeína depende do nível de PA dos indivíduos que ingerem a bebida e se aplica apenas a pessoas sem hipertensão grave.

Ao mesmo tempo, foi demonstrado que o consumo de chá verde com cafeína reduz a PA entre pessoas com pré-hipertensão e hipertensão estágio 1 e reduz o risco de mortalidade por todas as causas e doença cardiovascular. Recentemente, já foi descoberto que 7 ou mais xícaras de chá verde consumidas por dia foram associadas a um risco reduzido de mortalidade por todas as causas entre pessoas com histórico de acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto do miocárdio em 62% e 53%, respectivamente, em comparação com aqueles que não tomam o chá verde. Aproximadamente 50% dos sobreviventes de AVC e infarto do miocárdio naquele estudo tinham histórico de hipertensão, sugerindo que o consumo de chá verde também poderia reduzir o risco de mortalidade entre pessoas com hipertensão.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.122.026477.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários