Notícias de saúde

Remédios para diabetes podem aumentar risco de câncer de mama?

30 de abril de 2021 (Bibliomed). Medicamentos amplamente usados ??para diabetes e obesidade não aumentam o risco de câncer de mama, indica um novo estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil.

Os medicamentos - chamados de agonistas do receptor do peptídeo-1 como o glucagon ou RAs GLP-1, para abreviar - são eficazes no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade e na redução de doenças cardíacas. Mas alguns estudos anteriores sugeriram uma possível ligação entre eles e o câncer de mama.

GLP-1RAs incluem albiglutide ou Tanzeum; dulaglutide ou Trulicity; exenatida ou Byetta; exenatida de liberação prolongada ou Bydureon; liraglutide ou Victoza, Saxenda; lixisenatida ou Adlyxin; e semaglutide, ou Ozempic e Rybelsus.

Para avaliar uma possível ligação entre os medicamentos e o câncer de mama, os pesquisadores revisaram 52 ensaios clínicos randomizados que compararam os ARs do GLP-1 com outros medicamentos para diabetes ou para perda de peso ou placebos.

Os estudos incluíram 90.360 adultos com sobrepeso, obesos ou que tinham pré-diabetes ou diabetes. Eles tiveram um acompanhamento mínimo de 24 semanas e relataram pelo menos um evento de câncer de mama ou tumor benigno de mama. Entre as mais de 48.000 pessoas tratadas com GLP-1 RAs, 130 desenvolveram câncer de mama, em comparação com 107 das quase 41.000 pessoas que não tomaram GLP-1 RAs.

O tratamento com GLP-1 RAs não foi associado a taxas aumentadas de câncer de mama ou crescimento benigno ou pré-canceroso da mama, em comparação com o placebo e outras drogas estudadas, concluiu o estudo.

De acordo com os pesquisadores, GLP-1RAs podem ser usados ??como adjuvantes à dieta e exercícios em indivíduos com diabetes tipo 2 e aqueles sem diabetes tipo 2 e excesso de peso, sem um risco aumentado de câncer de mama ou massas não cancerosas na mama.

Fonte: Endocrine Society Annual Meeting (ENDO 2021). March 20-23, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários