Notícias de saúde

Diabetes pode predispor a câncer de mama mais avançado

03 de junho de 2015 (Bibliomed). Mulheres com diabetes podem ter um risco aumentado de serem diagnosticadas com câncer de mama avançado, de acordo com um novo estudo publicado on-line na revista Breast Cancer Research and Treatment. Os pesquisadores analisaram dados de 38.407 mulheres com idades entre 20 e 105 anos que foram diagnosticadas com câncer de mama invasivo entre 2007 e 2012. Cerca de 16 por cento das mulheres tinham diabetes.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres com diabetes eram 14 por cento mais propensas a ter câncer de mama de estágio II, 21 por cento mais propensas a ter câncer de mama estágio III, e 16 por cento mais probabilidade de ter câncer de mama estágio IV, em relação ao câncer de mama estágio I. Sobrevida em cinco anos para pacientes com câncer de mama com diabetes foi 15 por cento mais baixo do que para aquelas sem diabetes.

Os pesquisadores também descobriram que pacientes com câncer de mama com diabetes eram mais propensas a ter tumores maiores e câncer que havia se espalhado, em comparação com aquelas sem diabetes.

Segundo os autores do estudo, os resultados sugerem que as mulheres com diabetes podem estar predispostas a um câncer de mama em estágio avançado o que pode ser um fator contribuinte para a sua maior mortalidade pelo câncer.

Fonte: Breast Cancer Research and Treatment. DOI 10.1007/s10549-015-3323-5

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários