Notícias de saúde

Azia crônica dobra o risco de certos tipos de câncer

28 de abril de 2021 (Bibliomed). Pessoas com azia crônica podem ter duas vezes mais chances de desenvolver câncer de garganta e esôfago do que aquelas sem a doença, de acordo com um estudo do National Cancer Institute, nos Estados Unidos.

Entre os adultos mais velhos, cerca de 17% dos casos de adenocarcinoma de esôfago, carcinoma de células escamosas da laringe e carcinoma de células escamosas de esôfago foram relacionados à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). O carcinoma de células escamosas da laringe é um câncer da laringe, ou "caixa vocal", enquanto os outros são doenças do esôfago, o tubo que conecta a garganta ao estômago.

A DRGE, um distúrbio gastrointestinal que afeta aproximadamente 20% de todos os adultos nos Estados Unidos, ocorre quando o ácido do estômago volta para o esôfago, onde pode causar danos aos tecidos. Estudos anteriores sugeriram que este dano pode colocar os pacientes em risco de desenvolver um tipo de câncer chamado adenocarcinoma de esôfago.

Para este estudo, os pesquisadores do National Cancer Institute examinaram dados de 490.605 adultos matriculados no National Institutes of Health-AARP Diet and Health Study, uma pesquisa com 3,5 milhões de membros do AARP. Os participantes tinham entre 50 e 71 anos e viviam na Califórnia, Flórida, Louisiana, Nova Jersey, Carolina do Norte ou Pensilvânia ou nas áreas metropolitanas de Atlanta e Detroit.

Com base nos dados de reivindicações do Medicare, cerca de 24% dos participantes do estudo tinham histórico de DRGE. As descobertas foram replicadas em uma análise dos dados de reclamações do Medicare para 107.258 adultos.

Durante um período de 16 anos, 931 participantes desenvolveram adenocarcinoma de esôfago, 876 desenvolveram carcinoma de células escamosas de laringe e 301 desenvolveram carcinoma de células escamosas de esôfago.

Pessoas com DRGE tiveram um risco duas vezes maior de desenvolver cada um desses tipos de câncer, e o risco elevado foi semelhante entre os grupos categorizados por sexo, tabagismo e consumo de álcool.

Cerca de 30.000 pessoas nos Estados Unidos são diagnosticadas com câncer de esôfago ou garganta a cada ano, cerca de 80% deles homens, de acordo com a American Cancer Society. Embora o tratamento tenha melhorado o prognóstico associado a ambas as formas da doença, eles permanecem entre os cânceres mais mortais, com cerca de 20% dos casos diagnosticados sobrevivendo por cinco anos ou mais.

Fonte: Cancer. DOI: 10.1002/cncr.33427.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários