Notícias de saúde

Existe associação entre ronco e baixo desempenho cognitivo em pré-adolescentes?

26 de abril de 2021 (Bibliomed). Estudos anteriores identificaram uma associação entre ronco habitual e baixo desempenho cognitivo em crianças. No entanto, não se sabe se e em qual medida essa associação é confundida por características demográficas, antropométricas e socioeconômicas pertinentes.

Estudo recente teve como objetivo avaliar até que ponto os fatores de confusão potenciais modificam a associação entre ronco habitual relatado pelos pais e resultados cognitivos em uma amostra grande e diversa de crianças pré-adolescentes com desenvolvimento típico.

Entre uma amostra grande e diversa de crianças pré-adolescentes com desenvolvimento típico, pesquisadores procuraram avaliar até que ponto os fatores de confusão potenciais modificam a conexão entre o ronco habitual relatado pelos pais e os resultados cognitivos. No total, 11.873 crianças com idades entre 9 e 10 anos (6.187 meninos [52,1%]; 6.174 Brancos [52,0%]) com dados disponíveis foram envolvidas neste estudo transversal.

Observou-se que a correlação entre ronco habitual relatado pelos pais e desempenho cognitivo entre crianças de 9 a 10 anos foi substancialmente atenuada quando ajustada para características demográficas, antropométricas e socioeconômicas basais.

Os resultados do estudo sugerem que a incorporação de ajustes apropriados para características demográficas, antropométricas e socioeconômicas é mandatório ao usar pesquisas epidemiológicas e diretrizes clínicas para avaliar ou sintetizar dados associados a resultados neurocomportamentais entre crianças com ronco habitual.

Fonte: JAMA Otolaryngology Head & Neck Surgery. DOI: 10.1001/jamaoto.2020.5712.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários