Notícias de saúde

Novo estudo não mostra efeitos positivos da ivermectina na COVID-19 leve

17 de abril de 2021 (Bibliomed). Abordagens terapêuticas são necessárias para melhorar os resultados em pacientes com COVID-19. Acredita-se que a ivermectina, uma droga amplamente utilizada com um perfil de segurança favorável, atue em diferentes locais de ligação de proteínas para reduzir a replicação viral. Devido à evidência de atividade contra SARS-CoV-2 in vitro e em modelos animais, a ivermectina atraiu interesse na comunidade científica global. Vários países incluíram a ivermectina em suas diretrizes de tratamento, levando a um aumento na demanda do medicamento pela população em geral. No entanto, os ensaios clínicos são necessários para determinar os efeitos da ivermectina no COVID-19 no ambiente clínico, devido à incerteza sobre seu benefício clínico.

Estudo recentemente publicado na revista JAMA - Journal of the American Medical Association - nesta semana buscou determinar se a ivermectina é um tratamento eficaz para casos leves de COVID-19.

Neste novo ensaio clínico randomizado que incluiu 476 pacientes, a duração dos sintomas não foi significativamente diferente para os pacientes que receberam um curso de 5 dias de ivermectina em comparação com o placebo (tempo médio para resolução dos sintomas, 10 vs 12 dias; razão de risco para resolução dos sintomas, 1,07).

Assim, segundo o estudo, os resultados não apoiam o uso de ivermectina para o tratamento de COVID-19 leve, embora estudos maiores possam ser necessários para compreender os efeitos em outros resultados clinicamente relevantes.

Fonte: JAMA. 2021;325(14):1426-1435. DOI: 10.1001/jama.2021.3071.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários