Notícias de saúde

Ivermectina não reduz hospitalização de pacientes com COVID-19

31 de março de 2022 (Bibliomed). Um novo estudo realizado com 3.515 pacientes brasileiros mostrou que a ivermectina não reduz a hospitalização em pessoas com COVID-19. Publicado no The New England Journal of Medicine, o estudo concluiu que dar ivermectina a pacientes com COVID-19 não resultou em menor incidência de internação médica em um hospital ou observação prolongada no departamento de emergência devido ao agravamento clínico do COVID-19.

Os pesquisadores distribuíram aleatoriamente os pacientes para receber ivermectina, placebo ou outra intervenção. Dos 679 pacientes no grupo da ivermectina, 100 (14,7%) foram hospitalizados ou tiveram longas visitas ao departamento de emergência, em comparação com 111 (16,3%) no grupo placebo.

Os resultados mostraram, também, que não houve efeitos significativos do uso de ivermectina em desfechos secundários, incluindo duração da hospitalização, tempo de recuperação clínica, morte por qualquer causa e ventilação mecânica.

Para os autores, esses resultados indicam que a ivermectina não oferece benefícios para o tratamento de pacientes com COVID-19, o que corrobora com a recomendação da Organização Mundial da Saúde de não recomendar ivermectina em casos de COVID-19.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2115869.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários