Notícias de saúde

Hidroxicloroquina em aerossol funciona?

15 de abril de 2021 (Bibliomed). Mais uma morte ocorreu após uso de hidroxicloroquina (HCQ) nebulizada em um paciente do estado do Amazonas. Ao todo, somam-se cinco mortes, incluindo um bebê prematuro. Na nebulização, o medicamento é ofertado ao paciente em formato de aerossol.

Mas, de onde vem essa ideia “genial” de uso da hidroxicloroquina? Inicialmente, deve-se lembrar que a própria Organização Mundial de Saúde já alertou contra o uso deste medicamento na COVID-19, por não ser eficaz, além de trazer potenciais efeitos colaterais para os pacientes (veja AQUI).

Um estudo alemão publicado em setembro de 2020 propôs o uso de HCQ como aerossol na dosagem de 2–4 mg por inalação a fim de atingir níveis terapêuticos suficientes nas células epiteliais alveolares. Ao usar um aerossol não sistêmico de baixa dosagem, as reações adversas ao medicamento seriam acentuadamente reduzidas em comparação com a aplicação oral. Este aumento da tolerabilidade permitiria um uso mais amplo para prevenção e após o contato com uma pessoa infectada, o que seria uma vantagem principalmente para os pacientes de alto risco, muitas vezes com várias comorbidades e nos idosos.

O estudo, disponível em uma publicação chamada Medical Hypotheses, apresentou dados empíricos sobre a aplicação de aerossol de uma semana por dois dos autores. A hipótese dos autores seria a de que a HCQ, especialmente como uma aplicação de aerossol, iria prevenir ou pelo menos reduzir significativamente a taxa de replicação do vírus SARS-CoV-2 na fase inicial da infecção e, subsequentemente, reduzir substancialmente o número de pneumonias graves e vítimas. 1

Este trabalho inicial não passava de uma HIPÓTESE a ser testada. Depois, em dezembro de 2020 um outro artigo alemão propôs um MODELO para a administração da HCQ por nebulização. Mas se trava apenas de um modelo, e não um estudo comparativo em seres humanos. 2

Existem na internet vários outros artigos e informações não científicas a respeito da HCQ nebulizada. O próprio “médico” Presidente Bolsonaro, em transmissão ao vivo no dia 11/2/2021, indicou “cloroquina em nebulização” para os pacientes. “Relatos que em poucas horas, (o paciente) se sentiria aliviado e partiria pra cura”, afirmou. (Jornal Estado de Minas, 11/02/2021, 21:35 h).

Resumindo a questão: trata-se de um tratamento por uma via – a nebulização - com um medicamento não comprovado e não aprovado para uso na COVID-19.

Fonte: 1. Klimke A, Hefner G, Will B, Voss U. Hydroxychloroquine as an aerosol might markedly reduce and even prevent severe clinical symptoms after SARS-CoV-2 infection. Med Hypotheses. 2020;142:109783. DOI: 10.1016/j.mehy.2020.109783.

2. Idkaidek N, Hawari F, Dodin Y, Obeidat N. Development of a Physiologically-Based Pharmacokinetic (PBPK) Model of Nebulized Hydroxychloroquine for Pulmonary Delivery to COVID-19 Patients. Drug Res (Stuttg). 2020 Dec 30. doi: 10.1055/a-1325-0248. Epub ahead of print. PMID: 33378773.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários