Notícias de saúde

Uso de máscaras previne a disseminação e as mortes na COVID-19

14 de abril de 2021 (Bibliomed). O CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos recomenda uma combinação de estratégias baseadas em evidências para reduzir a transmissão do SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19. Como o vírus é transmitido predominantemente pela inalação de gotículas respiratórias de pessoas infectadas, o uso universal de máscaras e evitar espaços fechados internos junto a outras pessoas pode ajudar a reduzir a transmissão da doença.

Um novo estudo publicado na revista eletrônica do CDC, Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR), buscou examinar a associação de obrigatoriedade do uso de máscara emitidos pelos estados americanos e permitir refeições presenciais em restaurante com os casos COVID-19 e mortes ocorridos no período de 01 de março - 31 de dezembro de 2020. Os dados de nível foram comparados com mudanças em nível de condado no COVID-19, taxas de aumento de casos e mortes em relação à implementação da obrigatoriedade e datas de reabertura.

A pesquisa concluiu que as máscaras obrigatórias foram associadas a uma diminuição nas taxas de crescimento de casos e mortes diárias de COVID-19 a partir de 20 dias da implementação de seu uso mandatório. Por outro lado, permitir refeições em restaurantes foi associado a um aumento nas taxas de crescimento de casos COVID-19 diários 41-100 dias após a implementação e um aumento nas taxas de crescimento de mortalidade diária 61-100 dias após a implementação.

Portanto, obrigar a usar máscaras e restringir qualquer refeição presencial em restaurantes pode ajudar a limitar a transmissão do COVID-19 à comunidade e reduzir as taxas de crescimento de casos e mortes. Esses resultados podem orientar as políticas públicas para reduzir a disseminação da COVID-19 nas comunidades.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report 2021;70:350-354.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários