Notícias de saúde

Spray nasal pode ajudar na prevenção do COVID-19

26 de novembro de 2020 (Bibliomed). Pesquisadores desenvolveram um novo spray de limpeza nasal, com sais ricos em cálcio, que pode matar partículas aerossolizadas de submícron, de acordo com um estudo da Universidade de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Os cientistas sugerem que os sais nasais enriquecidos com cálcio, sem drogas, chamados FEND, podem ser usados ??para combater a disseminação do COVID-19.

Para testar a eficácia do FEND, os pesquisadores mediram o número de aerossóis exalados de 76 voluntários que não tinham COVID-19 antes e depois de usar a solução salina nasal, que apresenta uma mistura de cloreto de cálcio e cloreto de sódio em água destilada, e foi criada por cientistas da Sensory Cloud, uma startup de tecnologia com sede em Boston. A solução salina é liberada como uma névoa por um nebulizador antes de ser inalada pelas narinas pelos usuários.

Quando os pesquisadores registraram as medições do aerossol antes da administração do FEND, eles encontraram uma distribuição clássica de "superespalhamento" entre os voluntários: 20% dos voluntários geraram 80% dos aerossóis exalados. De acordo com os pesquisadores, muitos desses aerossóis eram partículas aerossolizadas de submícron que não são filtradas com eficácia pela maioria das máscaras de uso diário.

Entre os superdistribuidores, os pesquisadores descobriram que metade era responsável por 80% da produção de aerossóis de superespalhamento, ou 64% da produção total de aerossol - superdistribuidores.
Depois que o FEND foi inalado pelos voluntários, os aerossóis exalados pelos superespalhadores de maior produção foram suprimidos em 84%. Os cientistas mediram um declínio geral de 78% na produção de aerossol por todos os superdistribuidores.

Em um estudo de acompanhamento, os pesquisadores testaram o uso de FEND entre uma família de quatro pessoas em quarentena, apresentando uma mãe COVID-positiva. Os aerossóis exalados medidos oito dias após o início dos sintomas revelaram uma produção extremamente alta, mas após o FEND, os aerossóis exalados da mãe diminuíram para níveis semelhantes aos dos sujeitos de teste COVID-negativos. Os testes mostraram que os efeitos de supressão de aerossol do FEND duraram várias horas após a administração, relataram os pesquisadores.

Em um terceiro estudo, os pesquisadores compararam os efeitos das máscaras cirúrgicas e do uso do FEND entre um grupo de adultos e crianças. Quando os pesquisadores excluíram um indivíduo atípico, eles descobriram que os aerossóis exalados foram reduzidos em 59% pelas máscaras e 87% pelo uso do FEND.
Os pesquisadores sugerem que o FEND pode ser usado em conjunto com máscaras ou como outro método de proteção quando as máscaras não são práticas.

Fonte: Molecular Frontiers Journal. DOI: 10.1142/S2529732520400040.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários