Notícias de saúde

Exame laboratorial poderia prever danos ambientais às crianças

08 de abril de 2021 (Bibliomed). Um problema no campo da saúde ambiental infantil tem sido a falta de sistemas de alerta precoce para identificar riscos de doenças infantis e distúrbios de desenvolvimento. Embora os fatores ambientais - incluindo poluentes do ar - tenham sido anteriormente associados a marcadores de DNA, nenhum estudo até agora usou marcadores de DNA para sinalizar exposições ambientais em crianças. Os resultados do estudo foram publicados online na revista Epigenetics.

O objetivo do novo estudo foi desenvolver uma metodologia para identificar um biomarcador acessível medido em uma pequena quantidade de sangue para distinguir recém-nascidos com risco elevado de uma exposição pré-natal tóxica, usando poluentes do ar como um estudo de caso. Como os poluentes do ar estão associados à metilação alterada do DNA, desenvolveu-se uma técnica usando assinaturas de metilação do DNA medidas no sangue do cordão umbilical, que poderiam ser usadas como preditores de exposição pré-natal.

Os pesquisadores usaram a análise de aprendizado de máquina do sangue do cordão umbilical coletado por meio de duas coortes de nascimentos longitudinais da cidade de Nova York para identificar locais no DNA alterados pela poluição do ar. (O DNA pode ser alterado por meio da metilação, que pode modificar a expressão do gene, o que pode, por exemplo, impactar a quantidade de proteínas que são importantes para o desenvolvimento.) Os participantes do estudo tinham níveis conhecidos de exposição à poluição do ar medidos através do monitoramento pessoal e do ar ambiente durante gravidez, com medidas específicas de partículas finas (PM2,5), dióxido de nitrogênio (NO2) e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP).

Eles testaram esses biomarcadores e descobriram que eles poderiam ser usados para prever a exposição pré-natal a NO2 e PM2.5 (que foram monitorados durante a gravidez), embora apenas com uma precisão leve. A HAP (que só foi monitorada por um curto período durante o terceiro trimestre) foi menos bem prevista. Os pesquisadores agora planejam aplicar seu processo de descoberta de biomarcadores usando um conjunto maior de dados coletados por meio do consórcio ECHO, o que pode potencialmente levar a níveis mais altos de previsibilidade. Também pode ser possível vincular esses biomarcadores com exposições e resultados adversos para a saúde. Com melhor previsibilidade e menor custo, o método pode se tornar um exame de rotina usado em hospitais e clínicas.

Essa abordagem tem potencial para identificar crianças em risco de transtornos do desenvolvimento e doenças resultantes da exposição pré-natal.

Fonte: Epigenetics. DOI: 10.1080/15592294.2021.1872926.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários