Notícias de saúde

Gato Preto é mais Nocivo a Alergias

NOVA YORK (Reuters Health) - Muitas pessoas acreditam que cruzar com um gato preto é sinal de azar. Uma nova pesquisa revela, no entanto, que isso pode ser particularmente ruim para pessoas com alergias.

Em um estudo com 321 pacientes com alergias, cientistas descobriram que gatos de cores escuras desencadeavam mais espirros, respiração ofegante e desconforto geral do que gatos de cores claras.

Os gatos são um conhecido fator desencadeante de asma e outras reações alérgicas, mas este é o primeiro estudo a eleger gatos de cores escuras como os piores ofensores.

A razão, no entanto, ainda é desconhecida, disse Shahzad Hussain, do Hospital da Escola de Long Island, em Nova York, à Reuters Health.

"Isso levanta toda uma nova questão", acrescentou Hussain.

Gatos mais escuros podem produzir maiores quantidades de um alérgeno chamado fel d1 na pele e saliva, especulou Hussain. "Por outro lado, eles podem ter outros alérgenos que desconhecemos", afirmou o pesquisador.

Hussain e sua equipe pretendem medir os níveis de alérgenos em gatos de diversas cores.

As descobertas deste estudo serão publicadas em Annals of Allergy, Asthma and Immunology.

Os pesquisadores descobriram que pacientes que possuíam gatos escuros estavam mais de quatro vezes mais propensos do que aqueles com gatos mais claros ou que não tinham gatos a sofrer de sintomas moderados ou graves de alergia.

Pessoas que deixavam seus animais escuros entrar no quarto sofriam ainda mais: comparadas a pessoas que não tinham gatos, elas estavam cerca de 20 vezes mais propensas a apresentar sintomas moderados ou graves.

De acordo com Hussain, manter o gato fora do quarto deve ser uma prioridade para pessoas que sofrem de alergias.

Ele destacou, no entanto, que pacientes não precisam ter um gato para sentir os efeitos felinos, mesmo os alérgenos de gatos que ficam nas roupas de donos de gatos podem desencadear reações alérgicas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários