Notícias de saúde

Por que os gatos causam alergia?

22 de agosto de 2013 (Bibliomed). Cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, afirmam ter descoberto por que os gatos causam alergia. Os pesquisadores identificaram como o sistema imunológico do corpo detecta os alérgenos dos gatos, o que provoca sintomas como tosse e espirros.

O estudo mostrou que o alérgeno dos felinos ativa uma rota especifica no corpo humano quando entra em contato com uma toxina bacteriana comum, presente no ambiente. Esse encontro desencadeia uma resposta imunológica extrema em pessoas com predisposição, causando tosse, chiado no peito, espirros e coriza.

Essa reação exagerada do sistema imunológico era desconhecida até então. A pesquisa inglesa mostrou que a causa mais comum das reações alérgicas a gatos é a proteína Fel d 1, encontrada nos pêlos. Essa pode estar presente, ainda, em pedaços de pele e na saliva do animal.

Quando a proteína Fel d 1 entra em contato com doses baixas da toxina bacteriana lipopolissacarídeo (LPS), ela ativa um receptor chamado de receptor do tipo Toll 4. Esse receptor entende que o pêlo do gato é um patógeno e inicia uma defesa contra um inimigo que, na realidade, não existe.

Os pesquisadores acreditam que, a partir dessas descobertas, poderão ser desenvolvidos novos tratamentos que impeçam a alergia.

Fonte: Diário da Saúde, 21 de agosto de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários