Notícias de saúde

Dieta com base vegetal pode proteger contra demência

25 de março de 2021 (Bibliomed). Uma nova pesquisa da University of Iowa, nos Estados Unidos, mostra que mulheres mais velhas cuja dieta seja na maior parte da proteína vegetal tinham 21% menos probabilidade de sofrer uma morte relacionada à demência e 12% menos probabilidade de morrer de doenças cardíacas, em comparação com mulheres que comeram pouca ou nenhuma proteína vegetal.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 100.000 mulheres na pós-menopausa que participaram da Women's Health Initiative, um estudo federal de longo prazo que se concentrou em estratégias para prevenir doenças em mulheres idosas. Na época em que foram incluídas no estudo, entre 1993 e 1998, os participantes preencheram questionários detalhados sobre sua dieta.

Os pesquisadores agruparam as mulheres pela quantidade de proteína animal e vegetal que consumiram e monitoraram sua saúde nas duas décadas subsequentes. Eles descobriram que as mulheres que comeram mais carne processada tinham um risco 20% maior de morrer de demência. No entanto, comer aves ou ovos reduziu o risco de morte relacionada à demência em cerca de 15%.

O risco de morte por doença cardíaca aumentou em mulheres que comeram carne vermelha, em 12%, ovos, em 24%, e laticínios, em 11%. O consumo de ovos também foi associado a um risco 10% maior de morrer de câncer.

De acordo com os pesquisadores, não está claro por que as proteínas animais aumentam o risco de morte por demência, mas sabe-se que pessoas que comem mais proteína animal tendem a ser mais pesadas, com pressão alta e níveis elevados de açúcar no sangue.

Embora este estudo tenha se concentrado em mulheres, outros estudos mostraram que os homens também podem se beneficiar se comerem mais alimentos vegetais e menos proteína animal. Porém, há um cuidado - mesmo os alimentos vegetais podem ser prejudiciais à saúde se estiverem carregados de gorduras ou açúcares.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.119.015553.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários