Notícias de saúde

Letalidade da COVID-19 em crianças está em queda, diz Sociedade Brasileira de Pediatria

19 de março de 2021 (Bibliomed). Em uma análise realizada pelos Departamentos Científicos de Imunizações e de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), foi realizado um mapeamento dos dados epidemiológicos mais recentes sobre a COVID-19 demonstrando que a taxa de hospitalização e morte de crianças e jovens pelo novo coronavírus está caindo nesse primeiro trimestre de 2021.

Na pesquisa, foram utilizados dados oficiais do Ministério da Saúde sobre o contágio e comportamento da doença no grupo de zero a 19 anos de idade. O estudo traz esclarecimentos relevantes para a classe médica e a sociedade em geral, no momento em que o aumento da transmissão da doença causa maior preocupação no País.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a taxa de letalidade em crianças e adolescentes hospitalizados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionada à COVID-19 foi de 8,2% (1.203/14.638) em 2020, caindo para 5,8% (121/2.057) em 2021.

Os pesquisadores alertam que, apesar dos dados apontarem para uma queda no número de hospitalizações e letalidade, isso não quer dizer que as medidas de prevenção, como distanciamento social, uso de máscara fácil e higienização das mãos, possam ser abandonadas.  

O estudo realizado pela SBP parte da premissa observada durante a pandemia, em que crianças e adolescentes apresentaram formas clínicas leves ou assintomáticas, assim como número reduzido de casos graves após contágio pelo novo coronavírus, para avaliar se há maior risco nesse momento, em que mutações do vírus foram identificadas.

O documento pode ser acessado na íntegra AQUI.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria. 18 de março de 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários