Notícias de saúde

Vacina de Oxford-AstraZeneca é segura e eficaz, diz União Europeia

18 de março de 2021 (Bibliomed). Na última semana, alguns países interromperam o uso da vacina para COVID-19 produzida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford por suspeitas da ligação dessa com casos de trombose. Em decorrência disso, a Agência Reguladora de Medicamentos da União Europeia anunciou, na tarde dessa quinta-feira (18/03), que a vacina é segura e eficaz.

Com o anúncio, as autoridades esperam aliviar as preocupações sobre possíveis efeitos colaterais raros envolvendo coágulos sanguíneos e permitir que mais de uma dúzia de países que interromperam seu uso retomem seu uso.

Os líderes das nações, principalmente da Europa, que interromperam seu uso enquadraram sua decisão como uma medida destinada a tranquilizar o público de que todas as preocupações estavam sendo tratadas com seriedade, acrescentando que aguardariam orientação do regulador, a Agência Europeia de Medicamentos. A maioria dos países sinalizou que provavelmente retomariam o uso da vacina assim que a agência emitisse a liberação. Nenhuma ligação causal ainda emergiu entre a vacina e coágulos sanguíneos ou sangramento severo.

A pausa, embora breve, ameaça consequências persistentes tanto na Europa, que luta para conter uma nova onda de infecção, quanto em todo o mundo: a vacina AstraZeneca, vendida sem o objetivo de lucrar, é a pedra angular da Organização Mundial de Saúde esforço para inocular países pobres e de renda média.

Fonte: The New York Times. March 18, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários