Notícias de saúde

Mais tempo em mídias sociais está associado a maior risco de suicídio em adolescentes

16 de março de 2021 (Bibliomed). Conforme aumenta a quantidade de tempo que as adolescentes passam no Instagram, TikTok e outros sites de mídia social, aumenta o risco de suicídio a longo prazo, alerta um novo estudo da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos.

A descoberta decorre de uma década passada rastreando hábitos de mídia social e risco de suicídio entre 500 meninos e meninas adolescentes, o maior esforço desse tipo até hoje. Segundo os pesquisadores, meninas que começaram a usar mídias sociais por duas ou mais horas por dia aos 13 anos, e foram aumentando esse tempo de uso ao longo dos anos, tinham níveis mais altos de risco de suicídio na idade adulta emergente.

No entanto, entre os meninos, esse padrão não surgiu. Uma das razões, teorizou a equipe de Coyne, é que a mídia social e as meninas tendem a se concentrar na mesma coisa: relacionamentos. Meninos, nem tanto. Os pesquisadores explicam que as meninas pareciam sentir e internalizar problemas de relacionamento em níveis diferentes dos meninos.

Para o estudo, foram realizadas pesquisas anuais entre 2009 e 2019, com adolescentes de 14 anos, em média, na época do lançamento do estudo. A maior parte do risco pertencia a meninas que, quando adolescentes, já passavam muito tempo usando mídias sociais, TV e/ou videogames. À medida que seu tempo de tela aumentava ao longo dos anos, também aumentava o risco de suicídio quando chegavam aos 20 e poucos anos.

O estudo não provou causa e efeito, ela observou, embora sugerisse que provavelmente é uma rua de mão dupla. Os pesquisadores dizem que são necessários mais estudos para identificar se a depressão na adolescência pode aumentar o uso da mídia social e o risco de suicídio ou se é o contrário.

Fonte: Journal of Youth and Adolescence. DOI: 10.1007/s10964-020-01389-6.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários