Notícias de saúde

Nova Droga Poderá Tratar Câncer de Testículo

Por Keith Mulvihill

NOVA YORK (Reuters Health) - Um tipo de droga conhecido como imobilizador de esperma parece efetivamente matar espermatozóides imaturos em testes, conforme resultados de um estudo com ratos. A droga experimental conhecida como vanadocenes pode um dia ser usada para tratar câncer de testículo, relataram os pesquisadores na edição de agosto do Toxicology and Applied Pharmacology (Toxicologia e Farmacologia Aplicada).

"Pesquisas anteriores com vanadocenes têm mostrado que são potentes espermicidas", conforme Osmond J.D'Cruz do Parker Hughes Institute em St. Paul, Minnesota. "Esta descoberta leva os pesquisadores a considerar a habilidade como agente anticâncer testicular."

As drogas também são conhecidas por matar muitos tipos de células cancerosas em meios de cultura de laboratório, incluindo câncer testicular, mamário, ovariano, de pulmão, estômago, cólon e células da pele.

Em um novo estudo, D'Cruz e seu colega Faith Uckun injetaram quatro tipos diferentes de vanadocenes em testes de ratos diariamente por 28 dias. Os pesquisadores verificaram que as drogas causaram uma perda preferencial de espermatozóides em maturação, principalmente por induzir as células a sofrer naturalmente um programa de suicídio celular. Outras células parecem não ser prejudicadas pelas drogas.

Os autores concluíram que tipos menos tóxicos de vanadocenes podem ser uma alternativa em potencial para as drogas da quimioterapia usadas atualmente para tratar câncer de testículo. Entretanto, mais estudos são necessários para determinar se as drogas são seguras e efetivas para humanos e se as drogas apresentam tendência a causar diminuição da fertilidade, eles afirmam.

"Nós ainda precisamos estudar a possibilidade deste tratamento ser ou não usado em humanos", disse D'Cruz à Reuters Health.

Em cerca de 90 por cento dos casos, os primeiros sinais de câncer testicular são caroços indolores ou desconfortáveis no testículo, aumento ou inchaço testicular.

Homens com câncer no testículo geralmente relatam uma sensação de peso ou dor no abdome ou escroto, conforme a American Cancer Society.

Estima-se que 6.900 casos serão diagnosticados este ano nos Estados Unidos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários