Notícias de saúde

Mudança climática aumentou o risco de pandemia de coronavírus

02 de março de 2021 (Bibliomed). Frequentemente, a mudança climática é responsabilizada pela redução dos hábitats e pela redução da biodiversidade, mas novas pesquisas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, sugerem que ela expandiu o habitat preferido dos morcegos portadores do coronavírus no sul da China.

De acordo com um novo estudo sobre mudanças na vegetação na província de Yunnan, no sul da China, bem como nas regiões vizinhas em Mianmar e Laos, os matos tropicais foram transformados por mudanças nas temperaturas e nos níveis de CO2 atmosférico no último século. As mudanças tornaram essas regiões adaptáveis ??para espécies de morcegos no sul da Ásia.

Os cientistas estimam que pelo menos 40 espécies de morcegos migraram para a província de Yunnan nos últimos 100 anos, introduzindo 100 novos coronavírus para as populações de morcegos da região. Com um número maior de coronavírus circulando dentro de um reservatório diversificado de morcegos, há um risco maior de que vírus perigosos e transmissíveis evoluam.

Os cientistas sugerem que estudar a mudança na distribuição dos coronavírus nas populações de animais pode ajudar os pesquisadores a identificar as origens evolutivas do COVID-19, a infecção por coronavírus responsável pela pandemia em andamento.

Os pesquisadores reconheceram que a biodiversidade de morcegos e coronavírus isoladamente não é um risco tão grande. No entanto, muitas das atividades humanas que estimularam as mudanças climáticas - gerando um hotspot global para a diversidade de morcegos portadores de coronavírus - também aumentaram o risco de transmissão de doenças zoonóticas. Eles explicam que as formas como os humanos interagem com os animais portadores de vírus é, sem dúvida, o fator-chave no derramamento de zoonoses, com destaque para a expansão de áreas urbanas, terras agrícolas e áreas de caça cada vez mais profundas nos habitats naturais, o que cria mais oportunidades de contato entre humanos e animais selvagens portadores de patógenos, o que impulsiona as transmissões.

Em estudos de acompanhamento, os pesquisadores disseram que esperam casar as mudanças climáticas e modelos de vegetação com modelos epidemiológicos que traçam as interações entre vírus e hospedeiros animais, a fim de quantificar em que medida as mudanças climáticas contribuíram para o surto de COVID-19.

Fonte: Science of the Total Environment. DOI: 10.1016/j.scitotenv.2021.145413.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários