Notícias de saúde

Existe uma associação entre perda de cabelo e doença inflamatória intestinal?

02 de março de 2021 (Bibliomed). A ligação entre distúrbios intestinais autoimunes e diferentes tipos de condições de perda de cabelo têm sido investigada recentemente, com um interesse crescente. Com o reconhecimento da conexão entre a desregulação imunológica e a flora intestinal, essa via está agora sendo reconhecida como desempenhando um papel importante no crescimento do cabelo. A cascata inflamatória que resulta da ruptura da integridade intestinal, como observada nas doenças inflamatórias intestinais (DII), foi associada a certos tipos de alopecia. O objetivo de novo estudo foi avaliar a associação entre alopecia e DII.

Para determinar se e como a alopecia está relacionada a doenças inflamatórias intestinais, os pesquisadores realizaram esta revisão sistemática e metanálise usando artigos sobre alopecia e DII concomitantes de 1967 a 2020 que foram identificados via PubMed, Embase e Web of Science bancos de dados. A revisão foi realizada com 79 estudos. Para fornecer a prevalência combinada de alopecia e DII, 19 dos estudos foram usados para realizar uma meta-análise proporcional unilateral.

Verificou-se que em pacientes com DII, a prevalência combinada de alopecia não cicatricial foi estimada em 1,12%; a prevalência de DII na alopecia cicatricial e não cicatricial foi relatada como 1,99%.

Os achados são sugestivos de uma forte associação entre DII e alopecia, especialmente alopecia areata*. Assim, a realização de triagem para DII em pacientes dermatológicos com alopecia pode ser benéfica.

Fonte: Dermatology. DOI: 10.1159/000512747.

* Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a doenças autoimunes. Os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários