Notícias de saúde

Suco de repolho roxo poderia melhorar a saúde intestinal

19 de agosto de 2024 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade do Missouri descobriram que o suco de repolho roxo, tradicionalmente usado na medicina popular, pode ser um aliado no combate a doenças inflamatórias intestinais (DII), como a doença de Crohn e a colite ulcerativa. O estudo, publicado no International Journal of Molecular Sciences, mostrou que este suco pode modular a microbiota intestinal e aliviar inflamações associadas a essas condições em modelos experimentais com camundongos.

A equipe de cientistas investigou os efeitos farmacêuticos de alimentos naturais sobre a microbiota intestinal. Descobriram que o suco de repolho roxo contém compostos bioativos que melhoram a saúde intestinal e aliviam sintomas de DII, modificando a composição da microbiota intestinal e aumentando a produção de ácidos graxos de cadeia curta e outros metabolitos bacterianos que reduzem a inflamação.

Os resultados indicam que o suco de repolho roxo promove um equilíbrio imunológico anti-inflamatório, aumentando as células T reguladoras e ativando receptores anti-inflamatórios no intestino dos camundongos. Essas alterações estão associadas a uma melhor função de barreira intestinal, reparo do cólon e efeitos antioxidantes, ajudando a mitigar danos intestinais e inflamação colônica.

Essas descobertas são promissoras para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para DII, complementando ou substituindo tratamentos convencionais que muitas vezes perdem eficácia ao longo do tempo. O estudo ressalta o potencial do suco de repolho roxo como agente terapêutico valioso para DII e outras desordens inflamatórias.

Fonte: International Journal of Molecular Sciences. DOI: 10.3390/ijms25010539.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários