Notícias de saúde

Como a pandemia afetou o comportamento de crianças com doença inflamatória intestinal?

25 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Em um novo estudo, pesquisadores procuraram avaliar o impacto da pandemia da doença coronavírus (COVID- 19) em crianças e adolescentes com doença inflamatória intestinal (DII), na prestação de cuidados de saúde, medo de infecção, adesão ao tratamento médico e cumprimento das instruções preventivas no presente estudo.

Todos os pacientes pediátricos com DII de um único centro médico terciário foram submetidos a uma pesquisa transversal por telefone. Entre os 244 pacientes pediátricos com DII envolvidos na pesquisa, foi relatada uma alta taxa de medo de infecção grave por COVID-19 devido a DII ou medicamentos para DII.

As orientações dadas foram obedecidas pela maioria dos pacientes (228, 93,4%), enquanto quase 50% tomaram medidas de proteção adicionais, incluindo evasão da escola e bloqueio total. Outras preocupações frequentemente relatadas foram a frequência a clínicas regulares (116, 47,5%) e sala de emergência em caso de piora da DII (178, 73%). Uma mudança ou descontinuação do tratamento com IBD devido a COVID-19 foi relatada por apenas 7 pacientes (2,9%).

Em conclusão, foram encontradas várias características distintas do efeito pandêmico de COVID-19 em pacientes pediátricos com DII, incluindo uma alta taxa de medo de infecção COVID-19 grave, medo de ir a instalações médicas e uma alta taxa de evitação de atividades sociais. Estes resultados enfatizam a importância de fornecer aos pacientes as informações mais atualizadas, não apenas sobre sua condição crônica, mas também sobre o efeito dos problemas médicos globais sobre sua doença e tratamento, especialmente durante um período de pandemia global. Estabelecer uma comunicação aberta entre o paciente e o médico pode motivar os pacientes a levantar questões sobre suas preocupações, permitindo que os médicos abordem essas questões antes de um declínio na adesão médica.

Fonte: Pediatric Research. DOI: 10.1038/s41390-020-01312-6.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários