Notícias de saúde

Papinha industrializada para bebês pode conter metais pesados tóxicos

10 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Relatório publicado pela U.S. House of Representatives, uma das duas Câmaras do Congresso dos Estados Unidos, muitos alimentos infantis industrializados "estão contaminados com níveis significativos de metais pesados tóxicos".

De acordo com o relatório da equipe do Subcomitê de Política Econômica e do Consumidor da Câmara, as principais marcas de alimentos para bebês dos Estados Unidos contêm níveis perigosos de arsênico inorgânico, chumbo, cádmio e mercúrio, metais pesados que, segundo a Administração Federal de Medicamentos dos Estados Unidos e a Organização Mundial da Saúde, mesmo em níveis baixos, representam um risco particular para bebês e crianças.

O relatório foi baseado em documentos internos e resultados de testes submetidos voluntariamente ao comitê por Nurture, Beech-Nut, Hain e Gerber, mostrando que as empresas estavam cientes de que seus produtos estavam contaminados e em que grau, mas continuaram a vendê-los para pais desavisados de qualquer maneira. Walmart, Campbell e Sprout Organic recusaram-se a participar da investigação do subcomitê, o que despertou "graves preocupações" sobre a qualidade de seus produtos nos relatores.

O relatório também descobriu que os níveis de metais pesados tóxicos nos alimentos frequentemente excediam os padrões internos das próprias empresas, que já permitiam níveis perigosamente altos de tal contaminação.

Arsênico, chumbo, cádmio e mercúrio foram encontrados em alimentos produzidos pelas quatro empresas, mostrou o relatório, acrescentando que foram encontrados em níveis "múltiplos mais altos" do que os permitidos pelas regulamentações existentes para outros produtos.

O relatório mostrou também que o governo do ex-presidente Donald Trump ignorou uma apresentação da indústria aos reguladores federais que revelou o risco crescente de metais pesados em alimentos para bebês e que os testes do produto foram inadequados, não tomando nenhuma ação sobre o assunto.

O subcomitê recomendou que o Food and Drug Administration (FDA) exigisse que os fabricantes de alimentos para bebês testassem seus produtos acabados para metais pesados e não apenas seus ingredientes individuais, para que os rótulos dos produtos incluíssem níveis de metais pesados tóxicos que os alimentos contêm, para a eliminação voluntária dos ingredientes que contêm tais metais e para o FDA definir níveis máximos de metais pesados tóxicos permitidos em alimentos para bebês.

O relatório “Baby foods are tainted with dangerous levels of arsenic, lead, cadmium, and mercury” pode ser acessado AQUI (em inglês).

Fonte: Subcommittee on Economic and Consumer Policy Committee on Oversight and Reform. U.S. House of Representatives. February 4, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários