Notícias de saúde

Estudo encontra resíduos de agrotóxicos em papinhas de bebês

14 de agosto de 2023 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Almería, na Espanha, encontrou presença de 21 agrotóxicos (incluindo fungicidas, inseticidas e herbicidas) e quatro toxinas produzidas por fungos do gênero Aspergillus em papinhas de bebês.

Foram coletadas 50 amostras de alimentos industrializados para bebês no estado de São Paulo. Os pesquisadores encontraram resíduos de pesticidas em 68% das amostras analisadas, sendo que 47% das papinhas de frutas tinham pelo menos um resíduo de agrotóxico, índice que subiu para 85% naquelas à base de carne e vegetais.

As concentrações estavam abaixo dos limites máximos de resíduos estabelecidos pela legislação europeia desde 2006, que foi usada como referência para o estudo. No Brasil não existe uma legislação própria para limitar a concentração desses resíduos nos alimentos infantis.

A boa notícia é que não foram encontradas aflatoxinas nas amostras analisadas. Essas são tóxicas ao organismo humano e de animais, sendo que alguns dos tipos dela são comprovadamente cancerígenas.

Fonte: Food Control. DOI: 10.1016/j.foodcont.2022.109072.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários