Notícias de saúde

Nova Técnica de Cirurgia Cardíaca Tem Bom Resultado nos EUA

CHICAGO (Reuters) - Uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, comum para remoção de vesícula biliar e reparo das articulações do ombro ou joelho, parece ser promissora para um certo tipo de cirurgia cardíaca, afirmaram médicos na terça-feira.

Cirurgiões da Universidade East Carolina, em Greenville, Carolina do Norte, disseram que conseguiram realizar cirurgias na válvula mitral do coração através de uma pequena incisão abaixo do peito, com a ajuda de um aparelho robótico assistido por computador.

"Essa tecnologia é útil, pois é muito precisa. A parte computadorizada do sistema elimina todo o tremor, de modo que o cirurgião pode fazer movimentos precisos", disse Wiley Nifong, professor assistente da universidade.

O estudo foi apresentado durante o congresso clínico anual da Escola Americana de Cirurgiões.

"Com o robô, você pode manipular uma pequena câmera dentro do ventrículo esquerdo e ver e reparar o sistema subvalvular, que inclui todos os músculos e cordas que envolvem a válvula e as cúspides da válvula no local", explicou Nifong.

"Podemos realizar operações muito complexas na válvula mitral e reparar 75 a 80 por cento das válvulas que, anteriormente, tínhamos que substituir", disse Nifong.

De acordo com o estudo, a nova técnica, empregada até agora em oito pacientes, resultou em menos tempo de cuidado intensivo e uma estadia hospitalar menor, comparada à cirurgia cardíaca padrão, em que o osso do peito tem que ser fendido.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários