Notícias de saúde

O impacto do uso e abstinência de álcool em pacientes traumatizados

27 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Muitos pacientes internados em hospitais com trauma agudo têm a presença de níveis de álcool positivos no sangue. As associações publicadas entre o uso de álcool, padrões de lesões e resultados são inconsistentes. Em um novo estudo, pesquisadores buscaram delinear ainda mais o impacto do uso e da abstinência de álcool nos resultados hospitalares entre pacientes com trauma agudo. Assim, em pacientes com trauma agudo, os pesquisadores realizaram um estudo retrospectivo para determinar como o uso e a abstinência de álcool podem impactar os resultados hospitalares.

Três grupos de pacientes foram definidos: nível de álcool no sangue (NAS)=10 mg/dL, NAS>10 mg/dL e síndrome de abstinência do álcool (SAA). Em todos os três grupos, a gravidade da lesão e a mortalidade foram semelhantes; no entanto, internações hospitalares e na UTI significativamente mais longas, admissão não planejada na UTI, necessidade de ventilação mecânica e taxas mais altas de complicações foram observadas em pacientes com SAA. Pacientes com SAA também apresentaram altas taxas de sintomas neuropsiquiátricos agudos.

No geral, piores resultados, exceto para mortalidade, foram observados em pacientes com síndrome de abstinência do álcool.

A exigência de avaliação precoce dos fatores de risco de abstinência de álcool, bem como de contribuição de especialistas, é enfatizada pela natureza complexa dos casos de abstinência de álcool, incluindo a probabilidade de ter SAA apesar de um nível de álcool no sangue negativo na admissão hospitalar.

Fonte: American Journal of Surgery. DOI: 10.1016/j.amjsurg.2020.12.026.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários