Notícias de saúde

Qual o risco de tromboembolismo venoso em pacientes não internados com Covid-19?

22 de janeiro de 2023 (Bibliomed). O risco de tromboembolismo venoso (TEV) na Covid-19 ambulatorial em 30 dias é controverso. Além disso, a associação da vacinação com TEV relacionada à Covid-19 e fatores de risco clínicos e genéticos relevantes ainda precisam ser elucidados.

Estudo teve como objetivo quantificar a associação entre Covid-19 ambulatorial e risco de curto prazo de TEV, estudar o potencial papel protetor da vacinação e investigar fatores de risco clínicos e genéticos para TEV pós-Covid-19.

Neste estudo de coorte retrospectivo de 18.818 pacientes ambulatoriais com Covid-19 e 93.179 participantes não infectados com escore de propensão, uma maior incidência de TEV foi observada no primeiro (taxa de risco, 21,42); no entanto, este risco foi consideravelmente atenuado entre os totalmente vacinados, após a infecção de ressurgimento. Idade avançada, sexo masculino, obesidade, ausência de vacinação ou vacinação parcial e trombofilia hereditária foram fatores de risco independentes para TEV associado ao Covid-19.

Os resultados deste estudo sugerem que pacientes ambulatoriais com Covid-19, vacinados ou não, apresentam um risco aumentado clinicamente relevante de TEV incidente durante a fase aguda, sendo o risco pronunciado por fatores de idade avançada, sexo masculino, obesidade, vacinação e trombofilia de fator V de Leiden.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2022.3858.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários