Notícias de saúde

Pressão arterial noturna elevada pode aumentar risco de doenças cardíacas

15 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Pessoas que têm pressão alta à noite têm maior risco de doenças cardíacas, mesmo que sua pressão arterial esteja dentro dos limites normais durante o dia, de acordo com um estudo da Jichi Medical University, no Japão.

Para o estudo, os pesquisadores mediram a pressão arterial sistólica diurna e noturna em 6.359 adultos de todo o Japão entre 2009 e 2017, usando um monitor ambulatorial em casa, vestível. A pressão arterial foi registrada durante as atividades diárias e durante o sono por pelo menos 24 horas de cada vez, e os dados do dispositivo eram baixados periodicamente em uma clínica de saúde.

Quase metade dos participantes do estudo era do sexo masculino e mais da metade tinha 65 anos ou mais. Todos os participantes do estudo tinham pelo menos um fator de risco para doença cardíaca - embora nenhum tivesse sido diagnosticado com isso - e 75% deles estavam tomando medicamentos para pressão arterial quando o estudo começou.

Os participantes do estudo foram orientados a repousar ou dormir durante a noite e manter suas atividades diurnas habituais, e eles registraram suas atividades diárias e os horários de sono e vigília em um diário. Quase todos os participantes registraram 20 medições automáticas de pressão arterial diurnas e sete noturnas.

Ao final do período de estudo, os participantes experimentaram um total de 306 eventos cardiovasculares, incluindo 119 acidentes vasculares cerebrais, 99 diagnósticos de doença arterial coronariana e 88 diagnósticos de insuficiência cardíaca.

Aqueles com um ritmo de pressão arterial circadiana interrompido - ou pressão arterial mais alta à noite do que durante o dia - tinham um risco 48% maior de doença cardíaca e eram quase três vezes mais propensos a sofrer de insuficiência cardíaca.

Os ritmos circadianos são o processo interno natural do corpo que regula o ciclo de sono-vigília de uma pessoa e se repete a cada rotação da Terra, ou aproximadamente a cada 24 horas, de acordo com a American Heart Association. A pressão arterial normalmente flutua com um padrão que segue os ritmos circadianos, com pico nas primeiras horas da manhã e baixa durante o sono.

Segundo os pesquisadores, os resultados desse estudo indicam que a pressão arterial sistólica noturna foi um fator de risco independente e significativo para eventos cardiovasculares. Eles ressaltam que é importante incluir o monitoramento noturno da pressão arterial nas estratégias de tratamento do paciente.

Fonte: Circulation. DOI: 10.1161/CIRCULATIONAHA.120.049730.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários