Notícias de saúde

Ter colesterol e pressão altos antes dos 55 anos aumenta o risco de doença cardíaca

25 de março de 2024 (Bibliomed). Ter colesterol elevado e pressão arterial elevada antes dos 55 anos tem um impacto duradouro no risco de doenças cardíacas mais tarde na vida. Isso é válido mesmo se as condições forem tratadas e seus níveis abaixados. É o que indica estudo realizado no George Institute for Global Health, na Austrália.

Os pesquisadores conduziram uma análise do UK Biobank, incluindo 136.648 participantes para colesterol LDL, 135.431 participantes para pressão arterial sistólica e 24.052 casos de doença coronariana. Eles avaliaram o efeito da duração da exposição aos fatores de risco sobre o risco de doença coronariana estratificado por idade.

Os resultados apontaram uma associação consistente entre a exposição à lipoproteína de baixa densidade superior - o colesterol "ruim" - e a pressão arterial sistólica com maior probabilidade de doença coronariana em pessoas com 55 anos ou menos, 55 a 60, 61 a 65 anos ou mais.

A exposição ao LDL e à pressão arterial elevados no início e na meia-idade aumentou o risco de doenças cardíacas, independentemente dos níveis de LDL e da pressão arterial mais tarde na vida.

Fonte: PLOS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0295004.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários