Notícias de saúde

Estresse constante pode elevar a pressão arterial

22 de outubro de 2021 (Bibliomed). Pesquisa da Universidade da Califórnia, nos estados Unidos, sugere que o estresse constante pode resultar em um aumento da pressão arterial ao longo dos anos, juntamente com outros riscos cardíacos. Os pesquisadores descobriram que adultos com pressão arterial normal, mas níveis elevados de hormônios do estresse eram mais propensos a desenvolver pressão alta em seis a sete anos do que aqueles com níveis mais baixos de hormônios do estresse.

O estudo incluiu mais de 400 pessoas, com idades entre 48 e 87 anos, que participaram de um estudo maior sobre aterosclerose - artérias obstruídas que podem levar a doenças cardíacas - envolvendo seis comunidades dos Estados Unidos.

Eles participaram de um teste de urina noturno de 12 horas entre julho de 2004 e outubro de 2006. Os pesquisadores analisaram seus níveis de norepinefrina, epinefrina, dopamina e cortisol. Esses são hormônios que podem aumentar com o estresse de eventos da vida, trabalho, relacionamentos, finanças e muito mais. Os três primeiros estão relacionados ao sistema nervoso autônomo, que regula a frequência cardíaca, a pressão arterial e a respiração. O cortisol é um hormônio esteroide liberado durante o estresse.

Os participantes foram acompanhados até junho de 2018 para ver se desenvolveram pressão alta ou hipertensão e eventos cardiovasculares, como dor no peito, necessidade de um procedimento de abertura da artéria ou um ataque cardíaco ou derrame.

A equipe de pesquisa descobriu que ao longo de um período de acompanhamento de aproximadamente 6,5 anos, cada duplicação dos quatro níveis de hormônio do estresse estava associada a um aumento de 21% a 31% no risco de desenvolver pressão alta. E ao longo de uma média de 11 anos, cada duplicação dos níveis de cortisol foi associada a um aumento de 90% no risco de eventos cardíacos ou derrame.

Fonte: Hypertension. DOI: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.121.17618.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários