Notícias de saúde

Engolir baterias pode levar crianças à morte

08 de julho de 2022 (Bibliomed). Todo cuidado é pouco quando se tem crianças pequenas, especialmente pelo risco de elas engolirem pequenos objetos. Além do risco de engasgamento, um recente estudo mostrou que alguns objetos podem causa danos irreversíveis para a criança, como as baterias de botão.

Baterias de botão são comumente usadas em relógios e brinquedos, e mesmo sendo muito pequenas, podem causar grandes estragos se engolidas por crianças. Isso ocorre porque, ao serem engolidas, elas podem buracos na garganta de uma criança, paralisar as cordas vocais ou fundir o esôfago e a traqueia. Em casos graves, a queima pode continuar em uma veia ou artéria principal, causando uma perda fatal de sangue.

Os pesquisadores explicam que quando uma criança engole uma bateria de botão, ela pode ficar presa em uma parte estreita do esôfago. Caso isso aconteça, os polos da bateria se conectam e criam uma corrente elétrica. Embora a corrente em si não cause danos, ela divide a água em gás hidrogênio e radicais livres de hidróxido, resultando em uma base que queima. Essas queimaduras causam lesões muito profundas e penetrantes, que podem atingir os tecidos do esôfago e estruturas importantes como a aorta e a traqueia.

Os autores revisaram 195 casos em que crianças pequenas (idade média: 18 meses) engoliram baterias de botão. Em média, seis dias se passaram entre a ingestão da bateria e sua remoção. As consequências mais comuns foram a paralisia da corda vocal e a fusão da traqueia e do esôfago. As condições exigiam que algumas crianças fizessem uma traqueostomia, uma abertura na traqueia para ajudar na respiração ou um tubo de alimentação para receber nutrição. Os pesquisadores observaram que a paralisia das cordas vocais ocorreu mais cedo do que outras lesões. Quatorze crianças morreram de ferimentos por ingestão de bateria.

Para evitar que crianças possam engolir baterias, os pesquisadores recomendam que os pais verifiquem com frequência os dispositivos que tenham essas baterias para ver se estão seguros, preferencialmente mantendo-os longe do alcance de crianças pequenas. Além disso, baterias gastas devem ser descartadas de maneira correta e o mais rapidamente possível; e, claro, manter as baterias soltas trancadas e fora do alcance ou vista das crianças.

Fonte: JAMA Otolaryngology Head & Neck Surgery. DOI: 10.1001/jamaoto.2022.0848.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários