Notícias de saúde

Mutações tornam o coronavírus mais infeccioso

21 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Em meio à pandemia do novo coronavírus, as autoridades britânicas deram, no sábado (19/12), um alarme urgente sobre uma nova variante altamente contagiosa do coronavírus que circula na Inglaterra.

Na África do Sul, surgiu uma versão semelhante do vírus, que parece compartilhar algumas das mutações vistas na variante britânica. Esse vírus foi encontrado em 90% das amostras cujas sequências genéticas foram analisadas na África do Sul.

Apesar de preocupados com essas variantes do coronavírus, os cientistas não estão surpresos, pois pesquisadores registraram milhares de pequenas modificações no material genético do coronavírus conforme ele se espalhava pelo mundo.

Os pesquisadores explicam que algumas variantes se tornam mais comuns em uma população simplesmente por sorte, não porque as mudanças de alguma forma sobrecarreguem o vírus. Mas à medida que se torna mais difícil para o patógeno sobreviver - por causa das vacinações e da imunidade crescente nas populações humanas - os pesquisadores também esperam que o vírus ganhe mutações úteis, permitindo que se espalhe mais facilmente ou escape da detecção pelo sistema imunológico.

A variante britânica tem 23 mutações, incluindo várias que afetam a forma como o vírus se fixa nas células humanas e as infecta. Essas mutações podem permitir que a variante se replique e se transmita com mais eficiência. Contudo, as autoridades explicam que a estimativa de maior transmissibilidade (estimada em 70%) é baseada em modelagem e não foi confirmada por experimentos de laboratório.

De acordo com os cientistas, como todos os vírus, o coronavírus é um metamorfo - às vezes aleatoriamente e às vezes por um design inteligente, sendo esta última possibilidade a que mais preocupa os pesquisadores, pois a vacinação de milhões de pessoas pode exercer enorme pressão sobre o vírus para se tornar resistente à resposta imunológica, atrasando em anos a luta global.

Fonte: The New York Times. December 20, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários