Notícias de saúde

Pandemia de COVID-19 afetou a saúde mental das crianças

16 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Desde abril passado, os pronto-socorros de hospitais nos Estados Unidos têm visto um aumento sustentado de visitas relacionadas à saúde mental de crianças em idade escolar, revela um novo relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Os resultados sugerem que a pandemia COVID-19 está afetando as crianças por causa de interrupções em sua vida cotidiana, ansiedade em relação à doença e isolamento social. Essa conclusão vem de uma revisão de dados feita pelo CDC em hospitais em 47 estados. Esses hospitais respondem por quase três quartos das visitas do departamento de emergência em todo o país.

O estudo acompanhou visitas de emergência envolvendo crianças menores de 18 anos que procuraram atendimento por um problema de saúde mental entre 1º de janeiro e 17 de outubro de 2020. Ele analisou um grupo composto de problemas de saúde mental que incluíam condições que provavelmente aumentariam durante e após uma emergência de saúde pública, como estresse, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático agudo e pânico. Os resultados mostraram que, de março a outubro, a proporção de visitas a departamentos de emergência relacionados à saúde mental aumentou 24% para crianças de 5 a 11 anos e 31% entre adolescentes de 12 a 17 anos, em comparação com 2019.

As consultas de saúde mental pediátrica caíram drasticamente de meados de março para meados de abril, quando as ordens para ficar em casa estavam em vigor em grande parte do país. Desde então, no entanto, essas visitas têm aumentado constantemente, de acordo com o relatório.

Os pesquisadores destacam que a interpretação dos números não é simples. Se por um lado mesmo os grandes saltos vistos no relatório provavelmente subestimam o número total de emergências de saúde mental pediátrica, por outro, pesquisas adicionais indicam que as visitas ao departamento de emergência como um todo caíram significativamente entre janeiro e outubro, o que pode significar que a proporção relativa de visitas ao departamento de emergência por questões relacionadas à saúde mental das crianças pode ser inflada.

Independentemente disso, os pesquisadores destacam que as descobertas mostram que a saúde mental de muitas crianças era suficientemente preocupante para solicitar visitas ao pronto-socorro em um momento em que o público estava sendo desencorajado a usar os departamentos de emergência para qualquer coisa, exceto os cuidados mais críticos. Como tal, os autores afirmam que os resultados apontam a importância de continuar a monitorar a saúde mental das crianças durante a pandemia para garantir o acesso aos serviços de saúde mental durante as crises de saúde pública.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report. DOI: 10.15585/mmwr.mm6945a3.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários