Notícias de saúde

Intensidade do exercício aparentemente não afeta os níveis de mortalidade

13 de novembro de 2020 (Bibliomed). As diretrizes de atividade física afirmam que ser fisicamente ativo é uma das medidas mais importantes que indivíduos de todas as idades podem tomar para melhorar sua saúde. Os múltiplos benefícios do exercício na função física e no desempenho físico são bem conhecidos, e ensaios clínicos randomizados de curto prazo mostraram que o treinamento com exercícios melhora os fatores de risco tradicionais para doenças relacionadas ao estilo de vida e morte prematura. Em consonância com isso, estudos observacionais sugerem que o exercício tem um efeito preventivo estatisticamente significativo sobre a mortalidade prematura por todas as causas, com indivíduos ativos apresentando até 72% menos risco de mortalidade prematura por todas as causas em comparação com indivíduos inativos

Pesquisadores noruegueses conduziram um ensaio randomizado envolvendo 1.567 indivíduos nascidos entre 1936 e 1942. Os participantes foram aleatoriamente designados a duas sessões semanais de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), a duas sessões semanais de intensidade moderada treinamento contínuo (MICT), ou para seguir as diretrizes nacionais de atividade física (400, 387 e 780 participantes, respectivamente).

Os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença na mortalidade por todas as causas entre o grupo controle e o grupo MICT e HIIT combinado. Quando MICT e HIIT foram analisados ??separadamente, houve uma redução de risco absoluto de 1,7 pontos percentuais após HIIT e um risco absoluto aumentado de 1,2 pontos percentuais após MICT com o grupo de controle como referência. Uma redução de risco absoluto de 2,9 pontos percentuais foi observada para mortalidade por todas as causas quando o HIIT foi comparado com o MICT como o grupo de referência.

O estudo concluiu que o treinamento combinado de intensidade moderada e alta não tem efeito sobre todas as causas de mortalidade em comparação com os níveis de atividade física recomendados.

Fonte: BMJ 2020;371:m3485.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários